NOTÍCIAS


28

Set
2018

Inovação

“Espelho Mágico” vence o Desafio ITfetep

Em maio deste ano o fotógrafo Vanderlei Leithold, 33 anos, recebeu um e-mail sobre a abertura das inscrições para o Desafio ITFetep, que visa estimular empreendedores e fomentar novos negócios. Sem perder tempo, se inscreveu, ao lado de outros 24 projetos de startups. Apresentou a ideia do espelho mágico, que facilita a produção e impressão de fotos em eventos. Venceu o desafio e embolsou R$ 10 mil para investir em seu negócio. O resultado foi anunciado no ENIT, Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, que atraiu 10 mil pessoas à Promosul, de 18 a 20 de setembro.

Ainda como parte do prêmio, nesta segunda-feira Vanderlei assinou contrato para ser atendido pela Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul. Agora ele é uma empresa incubada não-residente, já que possui sede própria, localizada na rua Campo Tenente, 475, esquina da escola Adélia Lutz, bairro Cruzeiro. Além do contrato de incubação, que lhe dá o direito de receber consultoria administrativa da ITfetep, ele ainda pode ter aporte financeiro de um dos investidores-anjo que acompanharam a apresentação dos finalistas do Desafio ITfetep, no ENIT 2018.

Durante quatro meses, os proponentes dos 25 projetos receberam orientações da equipe da Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul. No decorrer do caminho, o número de inscritos foi reduzindo. Dez dias antes do ENIT, apenas oito projetos realizaram o curso de Pitch, uma explanação rápida sobre cada negócio, ministrado pelo gerente da Fetep, Osvalmir Tschoeke. Me senti bem mais confiante depois daquele curso, disse Vanderlei, que mediu a qualidade dos concorrentes e impressionou os avaliadores com o espelho mágico.

De mágico, na verdade, o espelho não tem nada. Tem, sim, muita tecnologia, explica Vanderlei, que há um ano e meio se inspirou nas cabines americanas de fotografia para desenvolver o projeto. Formado em gestão de negócios pela Sociesc, em São Bento do Sul, há 5 anos ele fotografa casamentos, festas etc. A ideia surgiu porque o pessoal pedia pra imprimir fotos no evento. Qualquer um compra uma impressora. A gente decidiu pelo espelho mágico para reduzir custos, pra não precisar contratar mais uma pessoa para imprimir.

Este é o seu segundo protótipo. Até aqui já investiu R$ 12 mil. Já tivemos uma reunião com o pessoal da Havan, para instalar toten fotográfico. É o mesmo mecanismo do espelho. Já está combinando para dar sequência no processo de franquia. Vamos fazer placas para leitura de cédulas, softwares, tudo desenvolvido na ITfetep, adianta.

Dentre os finalistas do Desafio ITfetep, o segundo lugar ficou com o projeto Make up Digital, que visa auxiliar empresas de beleza a ganhar clientes por meio das redes sociais e outros aplicativos. Na terceira colocação ficou o projeto Sumus, para a resolução de pequenas dificuldades de automação e tecnologia. Também foram apresentados projetos de chuveiro eficiente, fogão à lenha do futuro, software de compras, entre outros. Para contratar os serviços de Vanderlei, envie um e-mail para contato@vandeleithold.com.br ou ligue no 99122-4222.