NOTÍCIAS


21

Set
2018

Inovação

“Escola que Inova” dá show de inovação no ENIT 2018



O auditório A da Promosul ficou lotado na tarde da última quinta-feira, 20 de setembro, durante a premiação do desafio “Escola que Inova”, um dos eventos que fizeram parte da programação do ENIT 2018 – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, que reuniu perto de 10 mil pessoas em sua sexta edição. Cerca de 400 alunos de 14 escolas de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Piên apresentaram 77 trabalhos inovadores, cujo tema era voltado às cidades inteligentes (smart cities) e sustentabilidade. Antes da premiação, participantes assistiram palestra de Carla Monich, gerente de Inovação da Tecverde, de Curitiba, sobre inovação e sustentabilidade na construção civil.

 

Para manter a chama do empreendedorismo acesa entre os não premiados, Joari Vepech, gerente de negócios da Fetep, lembrou que um dos palestrantes do ENIT, o visionário Paul Malicky, proprietário da Flapper, uma espécie de Ubber aéreo, recebeu 228 nãos até que a proposta de um novo negócio fosse aceita por um investidor. No desafio, os alunos avaliados como vencedores ganharam smartphones e os professores, notebooks. Todos receberam um troféu impresso na Druker Box, a segunda maior impressora 3D do Brasil, construída na Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul.

 

Empolgadíssima com a cerimônia de entrega, em que o espírito jovem recheou o ambiente, a secretária de Educação de São Bento do Sul, Rosmari Cândido enalteceu a qualidade dos trabalhos. “Vocês todos são vencedores. É fantástico ver o empenho dos estudantes. Agradeço a eles e aos professores que se empenharam para que tenhamos um país, um estado e uma cidade melhor para todos”. Em 2019, o desafio Escola que Inova acontece nos dias 17,18 e 19 de setembro, durante a sétima edição do ENIT.

Os vencedores

Ensino Fundamental

1º Lugar Colégio Froebel - Projeto Balança de Gás de Cozinha. Professor Fabricio Schardong

2º Lugar EEB Jorge Zipperer -  Projeto Costurando Amor. Professora Márcia Strechar Wirmond de Miranda

3º Lugar Colégio Bom Jesus São José - Projeto Energias Renováveis e Equipamentos Sustentáveis, Professora Janaína More

 

Ensino Médio

1º Lugar IFC - Projeto DTPOCR (Dispositivo para Transposição de Pequenos Obstáculos para Cadeira de Rodas ) - Professor Láercio Luerdes - Orientadora Nagila Hinckel

2º Lugar Colégio Univille - Projeto Bicicleta Autossustentável - Professor Fernando Hanig Ferreira

3º Lugar IFC - Projeto Geração de Biogás - Professor Henrique Valadão - Orientadora Nágila Hinckel