NOTÍCIAS


10

Set
2018

Economia

ENIT 2018 terá oito candidatas a startups

                                                                                                          

“Isto não é brincadeira! Isto pode mudar a sua vida. Assim nascem as startups”. A frase do gerente da Fetep, Osvalmir Tschoeke, foi dita na última quarta-feira (5), às vésperas do feriado de Independência, no auditório da Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul (ITfetep). Foi durante curso de “pitchies”, ferramenta usada para vender uma ideia ou produto a potenciais investidores. Participaram os oito finalistas do Desafio ITfetep, que visa a formação de empreendedores e faz parte da programação do ENIT - Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, a ser realizado de 18 a 20 de setembro, na Promosul, em São Bento do Sul.

 

No curso, cada proponente teve um minuto para discorrer sobre o negócio que pretende desenvolver. Por conta de contrato de confidencialidade com os empreendedores, não é possível esmiuçar os projetos em si, como sinaliza a supervisora administrativa da Fetep, Ana Claudia Hirt. Mas pode-se dizer que as ideias vão desde espelho mágico, marketing digital e gerenciamento de cidades inteligentes (smart cities) e compras, até o inovador fogão à lenha do futuro, além de sistema de tratamento de resíduos sólidos e chuveiro eficiente, para monitoramento e controle do consumo de água, bem preciosíssimo à humanidade.

 

No ENIT, os oito finalistas – foram 25 projetos inscritos no Desafio ITfetep -, terão cinco minutos para apresentar suas propostas a investidores-anjo, que decidirão se financiam ou não o projeto. Ano passado o dono de um banco e os sócios da WBT Internet estavam entre os investidores que avaliaram o desempenho das candidatas a startups. Os pitchies serão apresentados no dia 18 de setembro, das 16h30 às 18 horas e a premiação acontece no dia 20, às 17 horas. A melhor proposta receberá R$ 10 mil, oferecido pela Fetep – Fundação de Ensino Tecnologia e Pesquisa, mantenedora da ITfetep.

 

“Todos os projetos têm potencial para serem incubados na ITfetep e tornarem-se prósperos negócios. Um dos finalistas vai ganhar o prêmio e, quem sabe, um deles receberá apoio do investidor-anjo”, observa Tschoeke, convidando todos a participar do ENIT 2018, na Promosul. A abertura é na próxima terça-feira, 18 de setembro, às 15 horas. Entrada e estacionamento são gratuitos. Para ter acesso à programação completa e se inscrever aos painéis de debates sobre indústria 4.0, cidades inteligentes e Organizações de Desenvolvimento Sustentável, acesse: www.enit.org.br.