NOTÍCIAS


03

Set
2018

Pelo Mundo

China e Paraguai estarão no ENIT 2018


A China e o Paraguai vão participar do ENIT 2018 – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, promovido pela Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa (Fetep). A participação internacional é inédita no ENIT, que vive sua sexta edição de 18 a 20 de setembro, na Promosul, em São Bento do Sul.

Presidente do Centro Intercâmbio Econômico Comercial Brasil China e representante do governo Jiangsu no Brasil, a chinesa Monica Fang conduzirá o workshop “Oportunidades de Negócios e Parcerias Brasil x China”, no dia 19 de setembro, das 15h30 às 17h30. A participação é aberta e gratuita, como em todos os eventos do ENIT.

Amigo do presidente do Paraguai e sócio da MB Maquila, empresa de consultoria multidisciplinar e binacional, o paraguaio Aldo Enrique Benitez Cabrera vai falar sobre o projeto “Maquila Paraguay”, que limita a 1% o imposto pago por empresas estrangeiras que se instalam no país vizinho. A palestra com Benitez será dia 20 de setembro, das 16 às 17 horas. Inscrições gratuitas para a palestra e o workshop no http://www.enit.org.br/programacao/inscricao

  

Monica Fang, a imperatriz dos negócios da China

 

No Brasil desde 1987, Monica Fang é fluente em português. Preside várias instituições comerciais chinesas e pode ser descrita como a imperatriz dos negócios da China, que nos últimos dez anos importou R$ 46 bilhões em mercadorias do Brasil, principalmente soja e madeira. No momento a atenção chinesa está voltada à tecnologia, logística e produção de energia, o foco do ENIT.

Desde 2013 Monica lidera os empreendedores para participar do Business Summit de Jiangsu, Macau e os países de língua portuguesa. Em 2014, Mônica Fang encontrou-se com o presidente da China, Xi Jinping. Xi afirmou que a relevância da contribuição dos chineses no exterior é essencial para o desenvolvimento do país. Os chineses no exterior são, na opinião dele, as conexões da China e do mundo.

Em 2014, Monica participou de palestras do presidente da China, Xi Jinping; do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; e do presidente da Rússia, Vladmir Putin. No mesmo ano Monica fundou o Centro Intercâmbio Econômico Comercial Brasil China. Desde então ela coopera com o governo brasileiro, para o desenvolvimento do investimento das empresas chinesas no Brasil.

 

Fetep quer aproximar Paraguai e China do Brasil

 

O ENIT vai promover uma conversa entre Monica Fang e Aldo Benitez, para estreitar as relações comerciais dos dois países com o Brasil. Um dos argumentos evidenciados aos estrangeiros será a localização estratégica de São Bento do Sul, próxima de Curitiba e de seus quase 3 milhões de habitantes, bem como de Joinville, cuja microrregião é a que mais vai crescer no Brasil até 2025, principalmente em virtude da instalação da BMW em Araquari.

A Fetep pretende mostrar que Santa Catarina é importante para o interesse da China e do Paraguai de internacionalizar negócios focados em tecnologia. “Como estamos com núcleo de robótica, podemos pensar em expandir nossas atividades, ainda mais por estarmos numa região interessante sob este ponto de vista”, argumenta Tschoeke.

 “A China é um gigante, um dos países mais inovadores do mundo. O estigma de que a China tem apenas produtos de baixa qualidade está ultrapassado. Na área de inteligência artificial, é o país mais avançado do mundo. Os chineses mantêm um programa de desenvolvimento e expansão global sem precedentes. E o Paraguai é o país que mais cresce na América do Sul, por conta de sua reestruturação tributária”, comenta o gerente da Fetep, Osvalmir Tschoeke. Para mais informações, acesse: www.enit.org.br

 

Vantagens do programa “Maquila Paraguai”

- Imposto único maquila

- Taxa zero para o Mercosul

- Recuperação de Imposto acima ao Valor Agregado - IVA

- Suspensão das taxas alfandegárias

- Remessas ao exterior com isenção de impostos